Quarentena: meu carro não liga, e agora? Saiba como cuidar do seu veículo parado

Atualmente, com todos os cuidados necessários em tempos de coronavírus, é comum que seu carro precise ficar parado. Porém, é necessário manter alguns cuidados para que ele não se estrague com a falta de uso. Veja agora dicas de como cuidar de seu veículo ao longo da quarentena e garantir que ele continue em boas condições de uso:

  • Atenção aos pneus: eles podem murchar depois de muitos dias parado em uma mesma posição. O ideal é movimentar o carro algumas vezes, para que ã área de contato com o solo não seja sempre a mesma. Esteja atento à calibragem dos pneus, para que não percam muita pressão.

  • Limpeza do veículo: é recomendável fazer uma limpeza externa e interna no automóvel, considerando principalmente o fato de que o interior poderá ficar suscetível à proliferação de fungos, caso o carro fique por muito tempo fechado e haja variações grandes de temperatura, comuns nesta época de chuvas. Também se recomenda cobrir o carro com uma capa.
  • Freio de mão: caso o carro possa ficar em superfície plana, recomenda-se que o freio de estacionamento fique solto, para que os componentes do freio não grudem. Para maior segurança, é recomendável deixar o carro apoiado em calços de madeira.
  • Dar a partida: pelo menos de 5 em 5 dias, recomenda-se ligar o carro por cerca de cinco minutos, ou o tempo em que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

E se o carro não der a partida?

A bateria, dependendo do tempo que o carro ficar parado, pode estar arriada quando chegar a hora de voltar a rodar. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se manter o cabo negativo desconectado por um período máximo de dez a 30 dias, a depender da vida útil restante da bateria.

Depois disso, recomenda-se reconectar o cabo e dar a partida no motor pelo menos uma vez por semana, deixando-o ligado durante um período de 15 a 30 minutos para que o alternador recupere parte da carga perdida.

A bateria de um automóvel normalmente tem vida útil de 2 a 3 anos, dependendo do uso e da capacidade deste componente. Porém, se a bateria de seu carro tiver chegado ao fim da vida útil em meio à quarentena, não há motivo para pânico. Na Carhoo é possível solicitar peças para seu carro de um modo muito fácil. Basta acessar https://carhoo.com.br/, abrir a aba Peças e Acessórios, selecionar a marca de seu carro e entrar em contato por WhatsApp!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.